Garantia Estendida

Entenda o Seu Seguro

• O Seguro Garantia Estendida

• Celulares/Portáteis

 

Orientações para o Consumidor

 

Links úteis:

SUSEP: www.susep.gov.br

Código de Defesa do Consumidor: www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8078.htm 

Sumário

 

 

Quais são os benefícios ao contratar esses seguros? ............................................................................................... 6

 

Conceitos importantes que estão nas leis e normas de seguros e que simplificamos para você  ..................................... 7

 

O que você precisa saber quando for oferecido um Seguro? .................................................................................... 8

 

Algumas dicas importantes  ................................................................................................................................ 9

 

Dúvidas frequentes ........................................................................................................................................... 10

 

Após algum tempo da contratação, continuo com dúvidas. O que devo fazer? ............................................................ 11

 

Entenda o Seguro de Garantia Estendida .............................................................................................................. 12

 

O que o Seguro de Garantia Estendida cobre?........................................................................................................ 13

 

Entenda o Seguro para Roubo / Furto Qualificado para Celulares e Portáteis .............................................................. 14

 

Dicas importantes .............................................................................................................................................. 15

 

Entenda o Seguro de Danos Acidentais para Celulares e Portáteis ............................................................................. 16

 

Considerações Finais  ......................................................................................................................................... 17 

 

Objetivo

 

Ampliar o diálogo de forma clara e transparente sobre as boas práticas na comercialização de Seguros no Segmento de Lojas de Rede Varejistas, simplifi- cando o entendimento sobre  questões importantes relacionadas ao Produto de Seguros adquirido pelo Consumidor. 

Esta é uma das missões da Federação Nacional de Seguros  Ge- rais (FenSeg) que, em parceria com as suas comissões técnicas, lançou a Cartilha da série ‘Entenda o Seu Seguro’.

Com uma linguagem objetiva e de simples entendimento, a Car- tilha busca esclarecer e orientar o Consumidor sobre  questões importantes em  relação à contratação e utilização do Seguro, afinal cada vez mais celulares, equipamentos portáteis, eletrô- nicos, eletrodomésticos, utilidades domésticas e bens de consu- mo distribuídos pela Rede de Varejistas, fazem  parte do nosso dia a dia nos proporcionando conforto e nos mantendo conec- tados tanto na vida social quanto na profissional.

 

Neste  sentido, estar  prevenido, protegido e orientado em relação a incidentes que possam vir a ocorrer com estes bens passa a ser cada vez mais importante.

 

A FenSeg acredita que  atitudes dessa natureza são fundamen- tais para fortalecer os vínculos do setor de seguros com os seus consumidores, e que  segurados bem  informados se  tornam consumidores mais satisfeitos e tornam o mercado segurador muito mais acolhedor e popular.

 

Boa leitura!

João Francisco Silveira Borges da Costa Presidente da FenSeg Julio Cesar Rosa

Diretor Executivo da FenSeg 

 

 

Quais são os benefícios ao contratar esses seguros?

 

Ao adquirir um  dos  Produtos de  Seguros  aqui  mencionados, você além de garantir a proteção do seu bem, ainda conta com as seguintes vantagens:

Facilidade – conta com praticidade e segurança no momento do reparo ou reposição do seu bem adquirido.

Tranquilidade – certeza de  um  atendimento profissional, uti- lizando peças genuínas e mão  de obra  especializada, além  de garantia da procedência e qualidade nos serviços prestados ao consumidor.

Economia – o custo do Seguro é muitas vezes menor do que  o valor de um único reparo ou da reposição de um novo bem.

Confiança – os produtos de seguro são regulados, monitorados e supervisionados por órgãos  oficiais de seguros e de proteção ao consumidor. 

Conceitos importantes que estão nas leis e normas de seguros e que simplificamos para você

 

 

O que é Bilhete de Seguro?

É o próprio contrato de seguro que o Consumidor recebe no ato da contratação, no qual  estão as informações do segurado, da seguradora responsável e do Produto de Seguro adquirido, tais como: coberturas, exclusões, vigência, canais de atendimento e obrigações da Seguradora e do Segurado.

Importante ressaltar que o Bilhete de Seguro deverá estar sepa- rado da Nota Fiscal do bem adquirido.

 

 

O que é franquia?

É o valor que representa a participação do Segurado na indeni- zação do seguro. Este valor, quando aplicável, será devidamen- te informado no Bilhete de Seguro. Cada Seguradora determi- na a forma de pagamento da franquia e o valor da mesma, que poderá ser um  valor  fixo, ou um  percentual sobre  o valor  do aparelho / valor do reparo.

 

  

O que é carência?

Quando existir, deverá ser informada no Bilhete de Seguro, é o prazo a partir da data da contratação do seguro em que NÃO HÁ cobertura em caso de sinistro  com o bem adquirido. Reforçan- do que apenas algumas Seguradoras utilizam este período sem cobertura. Caso o produto que está adquirindo tenha carência, o período (em dias) sem  cobertura deverá estar  informado de forma clara no seu Bilhete de Seguro. 

 

 

O que é sinistro?

É a ocorrência de um  evento coberto pelo  Seguro  contratado dentro do período de vigência do Bilhete de Seguro.

 

 

O que é Depreciação / Desvalorização?

É a redução do valor  do bem  em consequência do uso, idade, desgaste ou perda de valor de mercado.

 

 

O que você precisa saber quando for oferecido um Seguro? 

O momento da contratação é muito importante para o Consumi- dor, por isso há um grande esforço de todo o setor para treinar, capacitar e solicitar  o apoio  dos vendedores para  que  todas as dúvidas sejam esclarecidas e as orientações sejam as melhores possíveis na hora de garantir a proteção do seu bem adquirido. 

 

 

Algumas dicas importantes

 

Não é permitido a oferta  de qualquer desconto no preço do bem  que  está sendo adquirido condicionado à contratação do Seguro, ou seja, você não é obrigado a contratar o Seguro para obter desconto no produto. Essa prática ilegal é conhecida como “Venda Casada” e deve ser denunciada.

 

Certifique-se das coberturas, exclusões e particularidades do Produto de Seguro que está sendo ofertado, tais como: franquia, carência e período de vigência da cobertura.

 

O valor do seguro deve ser sempre apresentado separado do valor do bem adquirido.

 

O pagamento do Seguro deve ser feito separado do preço do produto, ou em conjunto, mediante assinatura do termo de au- torização para cobrança em conjunto.

 

Verifique  quais  as opções de prazos de vigência disponíveis para o Seguro que está sendo ofertado.

 

Se você se arrepender de ter contratado o Seguro e desistir no prazo de até 7 (sete) dias corridos a contar da data da contratação ou do efetivo pagamento do prêmio, o que  ocorrer por último, você tem direito a receber todo o seu dinheiro de volta do seguro.

 

O vendedor deve lhe  entregar a Nota  Fiscal  do  bem  ad- quirido e o Bilhete  do  Seguro,  onde constam os  telefones da  Seguradora e informações importantes sobre  o seguro. Guarde-os com  cuidado.

 

Caso queira saber  mais, a loja possui materiais importantes como as Condições Gerais  do  Seguro, o resumo do  contrato entre a seguradora e o representante, a tabela de preços pratica- dos, além de painéis contendo informações normativas e telefo- nes de contato da Seguradora.

 

Em  caso  de  evento de  sinistro,  para  acionar  o  Seg uro faça sempre a comunicação na Central  de Atendimento da Seg uradora que  consta em  seu  Bilhete de Seg uro  e siga as orientações ind icadas . 

 

 

Dúvidas frequentes

 

 A venda de seguros através de Lojas de Rede Varejistas é permitida?

Sim, a loja em que você pode adquirir este tipo de seguro faz par- te de uma rede de varejo que funciona como um representante da Seguradora, ou seja, é uma empresa que vende seguros em nome de uma Seguradora, e, por isso, possui importantes res- ponsabilidades na comercialização dos Produtos de Seguros.

 

Posso contratar o Seguro dias depois da aquisição do bem?

Esta possibilidade dependerá do acordo entre a Rede Varejista (Representante de Seguros) e a Seguradora, não há obrigação e tampouco restrição. Consulte essa possibilidade na loja, na Se- guradora ou no site da Rede Varejista onde adquiriu o bem que deseja contratar o Seguro.

 

Posso contratar o Seguro para bens adquiridos fora do Brasil?

Esta possibilidade dependerá do acordo entre a Rede Varejista (Representante de Seguros) e a Seguradora, não há obrigação e tampouco restrição. Consulte essa possibilidade na loja, na Seguradora ou no site da Rede Varejista onde adquiriu o bem que deseja contratar o Seguro.

 

Posso fazer um novo seguro caso o meu bem tenha sido indenizado/reposto?

Esta possibilidade dependerá do acordo entre a Rede Varejista (Representante de Seguros) e a Seguradora, não há obrigação e tampouco restrição. Consulte essa possibilidade na loja, na Se- guradora ou no site da Rede Varejista onde adquiriu o bem que deseja contratar o Seguro. 

Após algum tempo da contratação, continuo com dúvidas. O que devo fazer?

 

Se você ainda tiver dúvidas, consulte:

 

o Bilhete do Seguro contratado, que contém todas as informa- ções do Seguro e os canais de atendimento disponibilizados;

o site da Seguradora;

o Atendimento ao Consumidor – SAC da Seguradora, ou qual- quer loja da Rede Varejista na qual adquiriu o bem;

o site www.entendaoseuseguro.org.br;

 

 

Perdi o meu Bilhete de Seguro, o que devo fazer?

Entre em contato com  qualquer loja da Rede  Varejista na qual você adquiriu o seguro, a fim de ter informação do Seguro e soli- citar a 2ª via do Bilhete de Seguro. 

Entenda o Seguro de

Garantia Estendida

 

Tipos de Garantia que podem acompanhar o bem adquirido:

  

Garantia Legal – responsabilidade do Fornecedor/Fabricante.

É a garantia gratuita e obrigatória que você tem por direito, estabe- lecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Para bens duráveis que atualmente é de 90 dias a partir da aquisição do produto.

 

Garantia Contratual – responsabilidade do Fornecedor/Fabricante. É a garantia, não  obrigatória, que  pode ser oferecida gratuita- mente pelo Fornecedor/Fabricante com o objetivo de conceder ao Consumidor uma proteção adicional após o vencimento da garantia legal. A duração dessa garantia é variável.

 

 

Veja como funciona o prazo de garantia para  um produto com garantia legal obrigatória de 90 dias,  garantia contratual de 9 meses e Seguro de Garantia Estendida de 2 anos. 

 

Seguro de Garantia Estendida – responsabilidade das Seguradoras É um Produto de Seguro opcional e que estende o prazo da Ga- rantia  do Fornecedor/Fabricante, por um período adicional ou

 

GARANTIA LEGAL (GL)

 

GARANTIA GL

90 DIAS

 

GC complementar à garantia legal e/ou contratual.

O objetivo deste Seguro é garantir por um período a ser definido,

 

CONTRATUAL (GC)            

90 DIAS

 

9 MESES 

a proteção do bem  adquirido contra defeitos de funcionamen- to, cobrindo custos de peças e mão de obra utilizada para o seu

 

SEGURO GARANTIA ESTENDIDA (SGE)

9 MESES

 

SGE

2 ANOS 

conserto, ou mesmo através da reposição do bem caso não haja possibilidade de reparo.

 

 

No exemplo acima, se o produto der defeito em até 90 dias, você  utilizará a garantia legal. Se o defeito ocorrer após 90 dias,  mas  dentro dos  9 meses seguintes, você  utilizará a garantia contratual. E se o produto der defeito nos  2 anos após esse período, você  utilizará o Seguro de Garantia  Estendida. 

O que o Seguro de Garantia Estendida cobre?

 

O Seguro de Garantia Estendida tem como principal função con- ceder, pelo  período contratado, coberturas e exclusões iguais, reduzidas ou complementares da garantia do fornecedor / fabri- cante do bem adquirido.

 

Você pode obter mais informações no manual do segurado, no Bi- lhete de Seguro que receberá na contratação do seguro. Por isso, é muito importante que você guarde o Certificado de Garantia do for- necedor / fabricante do bem durante o período de vigência do Segu- ro de Garantia Estendida consultando sempre que necessário.

 

É bom  lembrar que  os danos causados pelo mau uso do pro- duto* não  estão cobertos pelo  Seguro, assim  como também não estão cobertos pela garantia do fabricante ou fornecedor do produto.

 

* Em se tratando de lei específica para  o consumidor, é impor- tante destacar que a má utilização, o desgaste natural ou o uso indevido do produto por parte do consumidor, que  não  esteja em acordo com  as normas dos fabricantes constantes nos ma- nuais e recomendações de uso, não gera ao fabricante/fornece- dor/comerciante o dever de troca  e de indenização. Nesse sen- tido, o Código de Defesa  do Consumidor (Lei Federal número

8.078/90 – CDC)  segue o critério  da durabilidade dos produtos

 

 

 

Fique atento

 

Não é permitido que  seja oferecido um desconto no  preço do  produto condicionado à  contratação do  seguro,  ou seja, você não  é obrigado a contratar o seguro para obter desconto no produto. Essa prática é conhecida como “venda casada” e é ilegal. ou serviços, e afasta  a efetiva responsabilidade do fornecedor pelo mau uso ou o uso que não esteja de acordo com as determi- nações do fabricante.

 

Importante: Em caso  de defeito, verifique primeiro se o pro- duto está  na  garantia do  fabricante / fornecedor. Em  caso positivo, antes de acionar o Seguro, entre em contato com  o fabricante / fornecedor através dos contatos que constam no Certificado de Garantia ou Manual do fabricante / fornecedor do bem defeituoso.

 

 

Entenda o Seguro para Roubo / Furto Qualificado para Celulares e Portáteis

 

 

Em caso  de Roubo  ou Furto  Qualificado, este  Seguro  garante indenização ou reposição do aparelho por um bem igual, limita- do ao valor contratado e impresso no Bilhete de Seguros. Desde que com concordância plena do Consumidor, a reposição pode- rá ainda ser feita por outro aparelho similar. O Seguro não possui cobertura para  acessórios do aparelho, como por exemplo, “Capa de Proteção”.

Em caso de impossibilidade de realizar a substituição do apare- lho, será  pago  ao Consumidor segurado uma indenização em dinheiro* conforme constar no Bilhete de Seguro.

*Em caso  de  indenização em  dinheiro, algumas seguradoras podem aplicar  um desconto por depreciação / desvalorização do aparelho. Consulte seu Bilhete de Seguro.

 

Importante: Havendo franquia, a reposição / indenização só será efetuada após o pagamento da mesma por parte do Consumidor. 

 

14    Dicas importantes

 

1. Em caso de ocorrência de sinistro, para acionar o seguro é neces- sária a apresentação dos documentos relacionados no Bilhete de Se- guro assim como alguns procedimentos que variam de acordo com cada Seguradora, como, por exemplo, o boletim de ocorrência (BO), a nota fiscal de compra e o número do IMEI que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Ele é um número de identifi- cação global único para cada aparelho celular (Esse número pode ser encontrado na caixa do celular, na parte onde se acopla a bateria do celular ou obtido através do seu aparelho discando *#06#).

 

2. Aproveite o momento da compra para tirar uma foto dos do- cumentos e também do IMEI.

 

3. Muita  atenção! Este Seguro  não cobre furto  simples, furto sem  sinais  de  rompimento de  barreiras, simples desapareci- mento do  bem, perda, esquecimento ou  abuso de  confiança, sendo estes os maiores motivos de reclamações por falta de en- tendimento dos clientes no momento de uma recusa de sinistro! Por isso reforça-se a importância de que se leia atentamente as condições do seu Bilhete de Seguro, e ainda havendo dúvidas consulte a seguradora ou  um  vendedor de  uma das  lojas da Rede Varejista onde adquiriu o Seguro.

 

4. Consulte as condições para  saber  se você está  coberto em caso de eventos ocorridos fora do território nacional.

 

 SEGURO

 

OBJETIVO

 

QUANDO INICIA A COBERTURA

 

FRANQUIA          CARÊNCIA

 

 

15 - Entenda o Seguro de Danos Acidentais para Celulares e Portáteis

 

Este Seguro  tem  como objetivo reparar o aparelho em  caso de dano causado acidentalmente. A principal cobertura des- se seguro é a quebra por queda desde que  afete  a funciona- lidade parcial  ou  total  do  aparelho. Danos  estéticos ou  que não interfiram no funcionamento do aparelho não possuem cobertura. Existe  a possibilidade de  ofertarem um  produto que  tenha coberturas adicionais como: danos causados por oscilação de voltagem, oxidação, queda na água entre outros eventos. Importante verificar em  seu  Bilhete  de  Seguros  as coberturas do seguro adquirido e havendo dúvidas, consulte o vendedor ou o site da Seguradora.

 

Importante saber  que, em caso de Danos Cobertos pelo Seguro do aparelho, o reparo sempre será  a primeira alternativa. Em caso da impossibilidade de reparo, a seguradora efetuará a troca por outro aparelho igual ou superior, limitado ao valor contrata- do e impresso no Bilhete de Seguros. Desde que com concordân- cia plena do Consumidor, a reposição poderá ainda ser feita por outro aparelho similar. Esta cobertura também não cobre aces- sórios do aparelho, como por exemplo, “Capa de Proteção”.

 

 

16   Em caso de impossibilidade de realizar a substituição do aparelho, será  pago  ao Consumidor segurado uma indenização em Dinheiro* de acordo com o estabelecido no Bilhete de Seguro.

 

*Em caso  de  indenização em  dinheiro, algumas seguradoras podem aplicar  um desconto por depreciação / desvalorização do aparelho.

 

Consulte SEMPRE seu Bilhete de Seguro. 

 

Importante: 

1.Havendo franquia, a reparação ou reposição / indenização só será efetuada após o pagamento da mesma por parte do Consumidor.

 

 

Considerações Finais

 

Em caso de substituição do bem ou de indenização em dinhei- ro, todos os direitos sobre o equipamento danificado ou recupe- ado passa a ser de propriedade da Seguradora.

Toda comercialização de Seguro é regulamentada e fiscalizada ela Superintendência de Seguros  Privados (SUSEP). Acesse  o ite www.susep.gov.br ou ligue para 0800 021 8484.

Nosso  compromisso é sempre atender você com  eficiência e ualidade. Entre em contato com a Central  de Atendimento da ua Seguradora para  esclarecer as suas  dúvidas ou para  ter a ua reclamação atendida. O nosso interesse é solucionar suas emandas. E caso  não fique satisfeito, ainda poderá entrar em ontato com o sistema de Ouvidoria da sua Seguradora. 

 

 

17 Anotações 

 

 

18 DIRETORIA FENSEG

 

Presidente

 

Diretores

João Francisco Silveira Borges da Costa

HDI Seguros S/A Antonio Cassio dos Santos

Generali Brasil Seguros S/A

Vice-Presidentes

Eduardo Stefanello Dal Ri

Sul América Companhia Nacional de Seguros Antonio Eduardo Márquez de Figueiredo

Trindade

Chubb do Brasil Cia. de Seguros

Enrico Ventura

Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros Carlos Adrian Magnarelli

Liberty Seguros S/A

Luiz Alberto Pomarole

Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais Francisco Caiuby Vidigal Filho

Sompo Seguros S/A

Luiz Gutierrez Mateo

Grupo Segurador BB e Mapfre Gustavo Henrich

J. Malucelli Seguradora S/A

Hélio Hiroshi Kinoshita

Mitsui Sumitomo Seguros S/A

Leon Gottlieb

Itau Seguros S/A

Luiz Felipe Smith de Vasconcellos

Tokio Marine Seguradora S/A

Miguel Perez Jaime

Allianz Seguros S/A

Murilo Setti Riedel

HDI Seguros S/A

Elaboração e Conteúdo

 

Paride Della Rosa

AIG Seguros Brasil S/A

 

Walter Pereira

Zurich Minas Brasil Seguros S/A

 

Comissão de Seguro de Garantia Estendida e Afinidades

 

 

Rua Senador Dantas, 74 — 8° andar

Centro — Rio de Janeiro — RJ CEP: 20031-205

Tel: (21)2510.7770

www.fenseg.org.br

 

 

Rua Senador Dantas, 74 - 12 ° andar

Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-205

Tel: (21)2510.7777 www.cnseg.org.br

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES